Coluna FocoPolítico desta terça-feira
O impasse entre o PT e o PSB no Recife revela fissuras na Frente Popular e levanta questões sobre o futuro das alianças políticas em Pernambuco. Após o deputado estadual João Paulo Lima exigir protagonismo para o PT e sugerir que o partido lance uma candidatura própria caso não obtenha a indicação para a vice, outros líderes petistas seguiram o mesmo caminho e fizeram duras críticas à postura dos socialistas.
O prefeito João Campos, por sua vez, articulou um movimento estratégico para neutralizar os petistas, e pretende indicar seu chefe de gabinete, Vitor Marques, recém-filiado ao PCdoB, para ocupar o cargo de vice-prefeito na chapa liderada pelo PSB. A escolha de um nome que integra a federação PT/PCdoB/PV é uma tentativa de evitar questionamentos, e inclusive já teria sido comunicada ao presidente Lula.
Com poucas alternativas para reverter essa decisão, os senadores Humberto Costa e Teresa Leitão agora detêm as chaves para redefinir o futuro da aliança estadual em 2026. A relação amistosa entre Lula e a governadora Raquel Lyra pode favorecer uma aproximação do PT com o governo estadual, rompendo a exclusividade de apoio a João Campos.
Se essa reconfiguração começar ainda em 2024, é possível que o PT passe a ocupar espaços relevantes no governo de Pernambuco, o que atrairia vereadores e lideranças insatisfeitas com o PSB. Assim, a insatisfação petista pode se transformar em uma oportunidade, colocando o partido em uma posição mais vantajosa para as próximas eleições estaduais e garantir ao PT uma das vagas do Senado na chapa da governadora, que deverá ser ocupada pelo próprio Humberto Costa.
FOCADO — Nos bastidores, poucos acreditam que o senador Humberto Costa (PT) tenha jogado a toalha sobre a disputa pelo governo do estado em 2026, mas concordam que a reeleição para o Senado pode ser um ‘plano B’.
PRESTIGIADÍSSIMO — A cerimônia de entrega do título de Cidadão do Recife ao presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto (PSDB), foi bastante prestigiada pela classe política. A iniciativa foi do vereador Victor André Gomes.
RITMO ACELERADO — Nesta terça-feira (4), a governadora Raquel Lyra (PSDB) faz a entrega de 271 títulos de regularização fundiária para famílias da zona Oeste do Recife. A ação acontece através do Programa Morar Bem PE.
SEGURANÇA — O governo de Pernambuco tem creditado ao programa ‘Juntos pela Segurança’ a redução de 11,6% nos homicídios em maio. No Recife, a queda foi ainda maior, chegando a reduzir 34%.
DESGASTE — O deputado estadual Luciano Duque (SD) e a vice-presidente nacional do Solidariedade, Marília Arraes, não falam mais a mesma língua e seguem em rota de colisão e posicionamentos distintos no partido.
Acompanhe em tempo real os fatos relevantes da política pelo Instagram do Foco Político.