Coluna FocoPolítico desta segunda-feira
Depois de comandar a prefeitura de Ipojuca durante quatro mandatos, o ex-prefeito Carlos Santana (Republicanos) tem se destacado como a principal oposição à atual gestão e desponta como favorito para as eleições municipais de outubro.
A recente pesquisa divulgada pelo Instituto Conecta colocou Carlos Santana com 42% das intenções de voto, quase o dobro da vereadora Adilma Lacerda (PP), que, mesmo sendo a candidata da atual prefeita Célia Sales (PP), apareceu com 23%.
Mesmo com a máquina municipal trabalhando a favor de Adilma, o ex-prefeito parece ter boas chances de sair vitorioso da disputa. Santana tem construído uma frente ampla no município, que conta com o apoio irrestrito do líder do partido Republicanos no estado, o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto (PSDB), e de vários deputados estaduais e federais.
A vantagem expressiva de Carlos Santana nas pesquisas sugere que o ex-prefeito tem acertado nos posicionamentos e parece conseguir absorver o desejo de mudança entre os ipojucanos.
RECIFE — Apesar dos arranjos políticos e partidários ainda não terem sido fechados, a ex-secretária da Mulher, Mariana Melo (PSDB), poderá ser a vice de Daniel Coelho (PSD), na disputa pela prefeitura do Recife.
ENTREGAS — Nesta segunda-feira (10), a governadora Raquel Lyra vai inaugurar uma cozinha comunitária em Bezerros e realizar em Caruaru a entrega de 184 ônibus escolares para todos os municípios pernambucanos.
JABOATÃO — A federação PSOL/Rede oficializou o apoio à pré-candidatura de Elias Gomes (PT) em Jaboatão dos Guararapes. O bloco é apoiado pela federação PT/PCdoB/PV, MDB, PSB, Republicanos e Solidariedade.
RECIFENSE — A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, vai receber o Título de Cidadã Recifense da Câmara do Recife. A proposta é da vereadora Liana Cirne (PT), e a cerimônia acontece no dia 27 de Junho.
SENADO — O senador Humberto Costa, considerado uma das principais lideranças do PT, pode abrir mão da ideia de disputar o governo de Pernambuco e começar a pavimentar a sua reeleição para o Senado em 2026.
Acompanhe em tempo real os fatos relevantes da política pelo Instagram do Foco Político.