Coluna FocoPolítico desta quinta-feira
Com a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos (PCdoB), fora da disputa pela prefeitura de Olinda, o cenário político na cidade começa a se definir. O vereador Vinicius Castello (PT) tem consolidado sua pré-candidatura a prefeito e parece contar com o apoio absoluto da federação formada por PT, PCdoB e PV. Nos bastidores, Castello também trabalha para garantir uma aliança estratégica com o PSB, que só deve definir seu apoio em Olinda após decidir sobre o palanque da Frente Popular do Recife.
Castello é visto como um nome forte da esquerda no município e conta com o respaldo dos senadores Humberto Costa (PT) e Teresa Leitão (PT). Esse suporte reforça sua posição dentro da legenda e garante musculatura à sua candidatura.
Além de Vinicius Castello, que representa uma candidatura legítima da esquerda, o atual prefeito Lupércio aposta na ex-secretária Mirella Almeida (PSD) como sua sucessora. Com o jogo em aberto, o partido Progressistas também lançou a pré-candidatura do atual vice-prefeito Márcio Botelho (PP) na corrida pela prefeitura de Olinda.
A deputada estadual Gleide Ângelo (PSB) chegou a ensaiar uma candidatura, mas o próprio partido parece ter desistido do projeto. É muito provável que o PSB decida caminhar ao lado dos petistas, fortalecendo ainda mais a candidatura de Castello.
INVESTIMENTOS — A governadora Raquel Lyra tem mantido um ritmo acelerado de anúncios e investimentos. Na Mata Sul, o governo vai investir R$ 5,7 milhões na implantação do Polo Empresarial de Palmares.
APOIO — Cada vez mais próximo do grupo liderado pelo ex-prefeito Miguel Coelho, o prefeito do Recife, João Campos, vai ao Sertão oficializar o apoio do PSB à reeleição do prefeito de Petrolina, Simão Durando.
ACERTOU — Deputados comemoram acordo entre governo estadual e federal que vai permitir a indenização dos prédios-caixão na RMR. O estado vai utilizar os terrenos para construção do Minha Casa, Minha Vida.
PARCERIA — O prefeito João Campos (PSB) anunciou uma parceria entre a prefeitura e o Santander que vai ampliar as vagas do Programa Embarque Digital. Serão ofertadas 30 novas bolsas de estudo.
CRISE — Uma crise tem se instalado dentro da esplanada, e os ministros Fernando Haddad e Rui Costa parecem não falar mais a mesma língua. A disputa pelo poder e a rivalidade ficam evidentes e podem atrapalhar o governo.
Acompanhe em tempo real os fatos relevantes da política pelo Instagram do Foco Político.