Raquel Lyra impõe um estilo próprio e adversários começam a sentir a força da máquina

Coluna FocoPolítico desta quinta-feira

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), tem implementado um estilo próprio de governar, marcado por uma posição firme e pouco flexível. Nos últimos dias, o governo anunciou grandes investimentos e acelerou as entregas, mas o que chamou atenção foi a implantação das “emendas pix”, modalidade que permite a transferência direta de recursos para as prefeituras, sem a necessidade de vinculação a uma política pública específica.

Em uma “canetada”, Raquel Lyra liberou mais de R$ 30 milhões em um único dia, beneficiando principalmente deputados estaduais aliados, o que gerou descontentamento entre opositores que não foram contemplados.

Desde o início de seu mandato, Lyra enfrentou uma relação conturbada com a Assembleia Legislativa. Parlamentares oposicionistas frequentemente questionavam o que o governo fazia por eles, sugerindo que estavam “vivendo a pão e água” apesar de votarem a favor das propostas governistas. Com a recente liberação das emendas, parece que a fatura chegou: deputados aliados foram privilegiados e receberam suas emendas de forma adiantada, uma clara demonstração de reconhecimento aos que são fiéis ao governo.

É muito provável que o governo reverta a situação e contemple os deputados que não foram beneficiados com as emendas, mas o privilégio de ter recebido de forma adiantada possui um peso político muito forte.

LÍDER DA OPOSIÇÃO — Com a saída de Dani Portela para disputar as eleições do Recife, quem assume como líder da oposição na Assembleia Legislativa é o deputado estadual Diogo Moraes, filiado ao PSB.

PARCERIA — Nesta quinta-feira (20), a governadora Raquel Lyra e o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, lançam o Programa Sertão Vivo em Pernambuco com investimentos de R$ 300 milhões do governo federal.

SERRA TALHADA — Apesar do deputado Luciano Duque (SD) romper com a prefeita Márcia Conrado (PT), a gestora tem demonstrado força política e garantido a unidade com PT, PSDB, PSB, Solidariedade e Avante.

APROVADO — Durante a última reunião ordinária do semestre, a Assembleia Legislativa votou o pacote do poder executivo e aprovou em plenário o reajuste dos servidores do Estado por unanimidade.

UNIÃO BRASIL — O novo presidente nacional do União Brasil, Antonio Rueda, decidiu interferir diretamente nas candidaturas do partido em todas as capitais brasileiras e em cidades com mais de 200 mil habitantes.

Acompanhe em tempo real os fatos relevantes da política pelo Instagram do Foco Político.

Compartilhar no WhatsApp
“Publicidade