Alepe realiza sessão extraordinária para votar projetos do governo após liberação de emendas

Coluna FocoPolítico desta terça-feira

Após o Governo do Estado liberar o pagamento das chamadas “emendas pix” aos deputados que ainda não haviam recebido, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) apreciará e votará os projetos enviados pelo Poder Executivo em uma sessão extraordinária.

Nesse período, o recesso na Alepe já teria iniciado, mas devido aos projetos pendentes e ao gesto do governo ao liberar os recursos das emendas aos municípios, os deputados deverão dar a palavra final sobre os projetos enviados pela governadora Raquel Lyra.

Em pauta, está a autorização para o estado contrair um novo empréstimo de R$ 650 milhões ainda em 2024 e elevar a capacidade de empréstimos para 2025. Nos bastidores, o clima entre o Legislativo e o Executivo parece ter se distensionado após a liberação dos recursos, caminhando favoravelmente para que os parlamentares aprovem os projetos do governo, garantindo um equilíbrio das contas públicas até 2026.

A verdade é que Raquel Lyra soube jogar com as peças que tinha e mostrou que é preciso movimentá-las no tabuleiro político no momento certo.

RITMO ACELERADO — Nesta terça-feira (25), a governadora Raquel Lyra (PSDB) cumpre agenda no Litoral Sul de Pernambuco para realizar entregas e anúncios em Sirinhaém, Rio Formoso e em Porto de Galinhas, Ipojuca.

NOVO FESTIVAL — Fora do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), a governadora vai lançar o ‘Festival Pernambuco Meu País’ nas cidades de Caruaru, Buíque, Bezerros, Gravatá, Triunfo, Arcoverde, Pesqueira e Taquaritinga do Norte.

PETROLINA — Na batalha contra um câncer, o pré-candidato a prefeito de Petrolina, Júlio Lossio, poderá abrir mão de disputar a eleição deste ano para se dedicar exclusivamente ao seu tratamento em São Paulo.

CULTURA — O presidente Lula (PT) sancionou a lei que reconhece as quadrilhas juninas como manifestação cultural nacional. A iniciativa foi publicada nesta segunda-feira (24), data em que se comemora o Dia de São João.

CONCORRÊNCIA — Se antes Caruaru disputava o maior São João com a cidade de Campina Grande, na Paraíba, agora encontrou um concorrente de peso no próprio estado. O São João de Petrolina tem se tornado um fenômeno.

Acompanhe em tempo real os fatos relevantes da política pelo Instagram do Foco Político.

Compartilhar no WhatsApp
“Publicidade