Coluna FocoPolítico desta sexta-feira
O PT estadual parece ter perdido o “timing” e, somente após um extenso período de discussões internas, conseguiu chegar a um consenso em torno da indicação de Mozart Sales para a vice de João Campos, do PSB, retirando o deputado federal Carlos Veras para apresentar ao socialista um único nome.
A unidade do PT no Recife parece ter chegado tarde demais, e mesmo com os senadores Humberto Costa e Teresa Leitão se unindo para emplacar Mozart Sales na vaga de vice-prefeito, dificilmente Campos voltará atrás da decisão de colocar um nome de sua extrema confiança, como seu ex-chefe de gabinete, Victor Marques (PCdoB), ou a ex-secretária Marília Dantas (MDB).
O atual prefeito João Campos foi assertivo ao filiar no prazo final os dois nomes no PCdoB e no MDB, e agora pode utilizar o argumento de que o PT será contemplado caso Victor Marques seja indicado, uma vez que ele está filiado a um partido que integra a federação.
O presidente Lula vai à mesa com Campos para bater o martelo sobre a indicação do vice, mas já adiantou que o atual prefeito terá o apoio do PT independentemente da vaga. O sentimento nos bastidores é que João Campos não deverá abrir mão da vice, e caso precise renunciar ao mandato para disputar uma possível candidatura em 2026, precisa deixar a prefeitura nas mãos de uma pessoa de total confiança na gestão municipal.
CIDADÃ RECIFENSE — Em cerimônia na Câmara Municipal do Recife, que contou com a presença de muitas lideranças políticas, a presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, recebeu o título de cidadã recifense.
CAMARAGIBE — A eleição deverá ser bastante acirrada entre Diego Cabral (Republicanos), apoiado pela atual prefeita Nadegi Queiroz, o ex-prefeito Jorge Alexandre (Podemos) e o ex-vice-prefeito Bosco Silva (PP).
OFICIALIZAÇÃO — A candidatura de Gilson Machado Neto (PL) a prefeito do Recife deverá ser oficializada em julho durante uma convenção do PL. A expectativa é que o ex-presidente Jair Bolsonaro participe do ato.
CLIMA RUIM — Mesmo com as liberações das emendas parlamentares, o clima na Assembleia Legislativa continua bastante tenso entre deputados e poder executivo. A oposição critica a postura do governo.
NO SERTÃO — A governadora Raquel Lyra (PSDB) cumpre agendas no Sertão do estado para anunciar obras de abastecimento de água e restauração de estradas nas cidades de Arcoverde, Sertânia e Afogados da Ingazeira.
Acompanhe em tempo real os fatos relevantes da política pelo Instagram do Foco Político.