Após críticas, lapsos e pressão partidária, Joe Biden desiste da reeleição nos EUA

Coluna FocoPolítico desta segunda-feira

O atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou sua desistência da corrida presidencial e não irá mais disputar a reeleição. Sob grande pressão e após cometer uma série de erros em seus discursos, o presidente retirou sua candidatura.

Em sua carta aos americanos, Biden enfatizou os progressos econômicos, investimentos na reconstrução nacional e a expansão de programas de saúde. Ele também mencionou os esforços para conter os danos da pandemia de Covid-19 e a crise financeira. Apesar de ter sido convencido a desistir, Biden fez questão de anunciar em tom de despedida que estava desistindo de disputar a reeleição contra a sua vontade, mas em prol dos interesses do partido.

A pressão pela desistência teria aumentado nos últimos dias, após lapsos de memória e atos falhos em eventos públicos. Durante o primeiro debate com Donald Trump, seu desempenho também foi duramente criticado. As últimas pesquisas apontavam uma queda significativa na popularidade e os eleitores indecisos começaram a duvidar da capacidade mental e física para mais um mandato. Com Biden fora do jogo, o Partido Democrata deverá voltar suas atenções para a possível candidatura de Kamala Harris para enfrentar Donald Trump nas eleições de novembro.

RECIFE — A deputada Dani Portela oficializou sua candidatura à Prefeitura do Recife pela federação PSOL-Rede durante evento de lançamento no último sábado (20). Alice Gabino foi anunciada como candidata a vice.

CARUARU — Com aval do ministro Silvio Costa Filho, o Republicanos declarou apoio à candidatura de Zé Queiroz (PDT) a prefeito de Caruaru. O ex-deputado Erick Lessa retirou a candidatura para integrar a base de Queiroz.

JUNTOS — Chamou a atenção a afinidade nas redes sociais entre o deputado federal Túlio Gadelha (Rede) e o senador Humberto Costa (PT), que aparecem juntos pedindo voto para o Prêmio Congresso em Foco 2024.

CONTRA — O deputado Fernando Rodolfo (PL) não deixou passar em branco e criticou a postura de Erick Lessa, afirmando que o ex-deputado escolheu o passado e vai subir no palanque de Zé Queiroz, de Lula e do PT.

CANHOTINHO — Na presença do presidente da Alepe, Álvaro Porto, e do ministro Silvio Costa Filho, a convenção do Republicanos se transformou em uma demonstração de força política para a prefeita Sandra Porto.

Acompanhe em tempo real os fatos relevantes da política pelo Instagram do Foco Político.

Compartilhar no WhatsApp
“Publicidade