Mais brasileiros conhecendo mais o Brasil. Esse é o lema do novo Governo Federal ao lançar, nesta terça-feira com (26) o “Conheça o Brasil: Voando”, uma iniciativa para incentivar que mais pessoas viagem pelo país, comandada pelos ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, em parceria com a Associação Brasileiras das Empresas Aéreas (Abear), e as companhias Azul, Gol, Latam e Voepass.
O programa reunirá esforços do governo e da iniciativa privada para desenvolver ações voltadas ao estímulo de viagens nacionais, à democratização do acesso à aviação civil e à redução do custo operacional das empresas aéreas.
Para isso, os dois ministérios irão identificar, estimular e articular medidas que possam contribuir para o crescimento do setor, além de propor e articular medidas que melhorem o ambiente de negócios do setor aéreo, trazendo mais competitividade ao mercado no país.
“Para fortalecer o mercado doméstico vamos desenvolver algumas políticas no MPor, como investir na aviação regional garantindo a infraestrutura necessária aos aeroportos e na aviação de carga para o turismo de negócios”, afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; no evento que também contou com a presença do ministro das relações institucionais, Alexandre Padilha; e o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
Para o ministro Celso Sabino, a iniciativa vai fortalecer o setor de turismo e criar oportunidades para todos desfrutarem o que o Brasil tem a oferecer. “Mais brasileiros vão conhecer as maravilhas do nosso país, a nossa essência e diversidade”, disse.
Stopover
Entre as novidades trazidas pela parceria está a implementação do benefício do stopover no Brasil. A prática consiste na possibilidade de parada em um destino intermediário que seja escala ou conexão de determinados voos internacionais. Outros países já contam com o serviço ofertado por algumas empresas aéreas internacionais, como a TAP Air Portugal, a Air France e a American Airlines que disponibilizam a prática em algumas conexões.
A iniciativa também contará com a realização de uma campanha nacional de promoção de destinos turísticos no país. A ideia é de que pelo menos 10% das aeronaves em operação sejam adesivadas com imagens e mensagens publicitárias dos atrativos turísticos brasileiros.