Jardins Filtrantes: obras de requalificação ambiental têm início no Parque do Caiara, no Recife

Pioneiro em parques públicos do Recife, o projeto-piloto Jardins Filtrantes, uma iniciativa CITinova, avança para a etapa de obras civis. Com duração prevista para 150 dias, o investimento de R$ 4,5 milhões realizado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (Global Environment Facility- GEF, em inglês) prevê a implementação de Jardins Filtrantes para tratar a água da foz do Riacho do Cavouco, localizado no Parque do Caiara, no bairro da Iputinga, Zona Oeste da cidade.

O prefeito do Recife, João Campos, visitou, nessa segunda-feira, 7, o local de implementação dos Jardins Filtrantes, marcando o início da nova fase do projeto, cuja execução é responsabilidade da Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES), em conjunto com o Porto Digital e apoio da Prefeitura. A ocasião também contou com a presença do Secretário de Meio Ambiente, Carlos Ribeiro; do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Rafael Dubeux; com a presença da representante da Phytorestore, Mariana Amazonas; do diretor-presidente da ARIES, Marcos Baptista e integrantes do Conselho e equipe ARIES.

“Com isso [os Jardins Filtrantes] a gente vai poder ter o Riacho do Cavouco, que chega no Rio Capibaribe, tendo uma parcela importante da sua água sendo tratada e despejada de maneira adequada dentro do rio”, comenta o prefeito João Campos, que destaca o tratamento 100% natural realizado através dos filtros.

Para Marcos Baptista, diretor-presidente da ARIES, esse momento reforça o compromisso da Organização para com o futuro da cidade do Recife. “Para a ARIES, é um privilégio poder entregar à Cidade do Recife um projeto inovador na área de saneamento, com diversos impactos positivos principalmente na área ambiental. É nosso papel trazer para nossa cidade novas soluções que se alinhem com o Plano Recife 500 Anos, para mostrar aos recifenses e ao poder público que é possível comemorar os 500 anos do Recife, em 2037, com a cidade da forma que precisamos”, afirma Marcos Baptista.

O CITinova é um projeto multilateral realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) para a promoção de sustentabilidade nas cidades brasileiras por meio de tecnologias inovadoras e planejamento urbano integrado. Com financiamento do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, na sigla em inglês), este projeto é implementado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e executado na capital pernambucana pela Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES) e Porto Digital.

Compartilhar no WhatsApp
“Publicidade “Publicidade