O prefeito de Olinda Professor Lupércio entregou, na manhã desta segunda-feira (19), a premiação do Concurso Cultural IPTU 2023, com o tema “Como o IPTU pode mudar a minha cidade”. A iniciativa, que é uma marca cidadã da atual gestão municipal, teve a participação direta dos estudantes da Rede Municipal. A cerimônia aconteceu na Biblioteca Pública, localizada na Avenida Liberdade, no Carmo.
Além de dar visibilidade à criatividade e mostrar aos alunos a importância do IPTU, o Concurso Cultural IPTU 2023 reforça a importância cidadã. “Esse é o marco da gestão e a cada ano a gente se surpreende com a qualidade e o talento dos participantes. Parabéns a todas e todos”, diz o prefeito Professor Lupércio.
“Queremos parabenizar os professores e diretores que têm estimulado os alunos a participarem de todo processo e colocarem eles num lugar melhor, garantindo que essas crianças e adolescentes estejam na escola e consigam aprender. Nós, professores e gestores, temos uma responsabilidade ainda maior de garantir uma educação de qualidade”, afirma a secretária de educação Edilene Soares.
Com o slogan “Tô quite, tô linda, com o IPTU em dia, melhor ainda”, a estudante do 9º ano da Escola Claudino Leal, Júlia Beatriz, garantiu o 1º lugar do Concurso. “Me inspirei em Olinda e na sombrinha de frevo. A gente sabe que o IPTU é importante pros moradores, tanto para a educação quanto para a limpeza da cidade”, diz Júlia, de 15 anos.
Para a professora Ana Cristina, que foi reconhecida pelo trabalho e esforço, diz que a missão enquanto profissional é motivar e mostrar o quanto eles são capazes e criativos. “Estamos muito felizes com o resultado. Com isso, eles estão mostrando o valor que eles têm na comunidade onde vivem”, conta Ana Cristina.
Já o desenho do carnê do IPTU 2023 vai ser confeccionado com a obra de arte de Guilherme Santos, de 16 anos. “Eu sempre gostei de desenhar desde pequeno e quando soube do concurso quis participar. Minha mãe sempre me incentivou. Feliz que ganhei”, conta Guilherme, aluno do 4º ano da Escola Professor João Francisco.
A secretária da Fazenda, Mirela Almeida, acompanhou a entrega dos prêmios e falou da importância de um concurso como esse entre os alunos da rede municipal. “A educação não só salva uma criança, como ela tem a capacidade de salvar o mundo, por formar cidadãos. E o melhor, a participação e desenvolvimento de vocês alunos para que possam compreender a importância do IPTU não só como um imposto a ser pago e sim, para o município investir mais em educação, em saúde”, garante a secretária.
A campanha aconteceu no mês de novembro com o trabalho de arte-educadores e os alunos foram sensibilizados sobre a importância do IPTU para a construção de uma cidade cada vez melhor. Cada criador do desenho e slogan vencedor ganhou uma bicicleta, enquanto os professores orientadores, foram premiados com um smartphone.
Fotos: Alice Mafra / Secom Olinda