Prefeitura do Recife recebe experts globais em fiscalização de trânsito para segurança viária

Para fortalecer a integração do Recife com as melhores práticas de políticas públicas em segurança viária adotadas no mundo, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), recebeu, na segunda-feira (16) e nesta terça-feira (17), membros da Associação Internacional de Chefes de Polícia (International Association of Chiefs of Police – IACP), entidade global sediada em Washington (EUA). O objetivo da visita técnica foi trocar experiências com a gestão da capital para ações de fiscalização que sejam efetivas na mudança de comportamento dos cidadãos e, com isso, reduzir os fatores de riscos de sinistros de trânsito. 

O eixo de fiscalização de trânsito tem avançado nos últimos anos com medidas mais assertivas em salvar vidas. A principal prática é realizar fiscalização de trânsito com base em dados estatísticos, intensificando em áreas de maior índice de sinistros de trânsito. Práticas como essa fizeram o Recife diminuir em 19% o índice de mortes no trânsito entre 2020 e 2021, de acordo com o Relatório Anual de Segurança Viária, divulgado pela Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU).

‘ Em 2022, a CTTU intensificou a fiscalização para coibir práticas como rachas, alcoolemia, uso incorreto do capacete e excesso de velocidade, que são os principais fatores de riscos de sinistros de trânsito, como destaca a Organização Mundial da Saúde (OMS). Ao todo, foram realizadas mais de 500 blitze e mais de 70 mil abordagens para orientação e fiscalização dos condutores. Também implantou 11 novos equipamentos de fiscalização eletrônica e os locais, como as avenidas Norte, Agamenon Magalhães e Caxangá, estão entre os que mais registram sinistros de trânsito graves por excesso de velocidade. Além disso, os equipamentos aferem, também, avanço de semáforo, cuja prática pode causar lesões graves aos condutores ou pedestres.

Em pesquisa realizada pela Universidade Johns Hopkins, em parceria com a Universidade Federal do Ceará, foi demonstrado que o recifense diminuiu em 19% o índice de excesso de velocidade de 2020 para 2022, o que demonstra efeito positivo das políticas públicas implantadas. É importante destacar que em setembro de 2022 a CTTU realizou o Fórum Internacional de Fiscalização e Segurança Viária, que reuniu líderes de todo o globo para dividir experiências com profissionais de fiscalização de várias cidades do Nordeste, que vieram ao Recife para participar do evento.

“Acredito na força das parcerias. É papel do poder público saber ser proativo e acolhedor ao mesmo tempo. Para a gente poder aprender com as melhores práticas, assim como exportar as nossas”, disse o prefeito João Campos, presente ao primeiro dia do evento. “A gente tem que ter a capacidade de ler a cidade como um ambiente de constante transformação. O certo lá atrás talvez não seja o melhor para o dia de hoje. Cabe a nós tentar enxergar como deve ser o futuro e tentar praticá-lo a partir de agora. E a parceria com a Bloomberg nos traz muita segurança, pois são políticas já testadas em outros países”, completa.

“A importância dessa visita da IACP é que se trata de experts mundiais em fiscalização, que é um dos pilares da segurança viária. A abordagem de uma forma organizada e respeitosa deve ser sempre uma meta do agente de trânsito. Essa abordagem que busca cada vez mais informar e educar os cidadãos é importante para desmistificar a imagem do agente de trânsito como meramente punitivo. Esses profissionais são responsáveis pela segurança não apenas de quem está no veículo, mas também de quem está nas ruas”, comenta o secretário de Política Urbana e Licenciamento, Leonardo Bacelar.

 “O Recife já colhe os bons frutos do trabalho da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária na nossa cidade. Estamos vendo os índices de sinistros de trânsito diminuindo e isso faz da nossa cidade um espaço mais seguro para as pessoas. Aperfeiçoar o trabalho dos nossos agentes de trânsito para que eles possam contribuir ainda mais em salvar vidas é o nosso objetivo e, por isso, a parceria com a IACP é fundamental, principalmente na formação continuada do nosso efetivo”, diz Taciana Ferreira, presidente da CTTU.

 “Como parceiros no eixo de fiscalização para segurança viária, o objetivo da IACP é trabalhar com os agentes de trânsito. Para isso, fizemos alguns treinamentos e nos focamos no potencial da parceria em realizar intercâmbios entre as cidades parceiras porque observamos que os desafios são muito parecidos, então podemos unir forças para ajudar uns aos outros”, destacou a gerente de programas da América Latina, Madeline Kramer.

Sobre Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global – A Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIGRS) trabalha com as principais organizações mundiais de segurança viária para implementar atividades de segurança no trânsito e coordenar com atores governamentais e não governamentais do país. A BIGRS enfatiza a busca por resultados e o uso de mecanismos de monitoramento e avaliação de alta qualidade para avaliar continuamente o progresso. Para mais informações, visite: https://www.bloomberg.org/program/public-health/road-safety/ (em inglês).

Compartilhar no WhatsApp
“Publicidade