A Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Urbanização do Recife (URB), inaugurou a Capela Lemos Torres, no bairro de Casa Forte, na noite desta quinta-feira (9), garantindo o conforto necessário para o exercício da espiritualidade daqueles que vivem no entorno. Com uma missa celebrada pelo Arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, a entrega foi marcada pela forte presença da comunidade que aguardava o fim das obras. A área construída é de 127,51 m² e a obra custou R$ 548 mil. O prefeito do Recife, João Campos, acompanhou a celebração ao lado de sua mãe, Renata Campos, de secretários da Prefeitura e de vereadores. O gestor municipal falou da importância dos moradores terem acesso a um local de fé e de esperança.
“Hoje é um dia quando a gente lembra a história do Padre Edwaldo, que sempre foi uma pessoa muito presente aqui na comunidade, conduzindo a Paróquia de Casa Forte, e ele foi parte da construção desse dia. Quando estava sendo construído o Habitacional Padre José Edwaldo Gomes, existia uma capela que precisou ser removida. Naquele momento, foi feito um entendimento junto com a Igreja de que deveria ser feita uma obra, uma reposição, uma nova capela”, explicou João Campos. “Hoje a gente faz essa inauguração, lembra a história dele (Padre Edwaldo) e reforça que aqui é uma conquista para a comunidade. Aqui é um espaço de fé, um espaço de esperança, um espaço onde, num momento de alegria ou de angústia, as portas estarão abertas para a gente poder professar a nossa fé”, acrescentou.
Para a Irmã Geane Coutinho da Costa, franciscana, responsável pelas quatro capelas da Paróquia de Casa Forte, a entrega da Lemos Torres representa a realização de um grande desejo dos fiéis da comunidade. “Isso foi um milagre. Geraldo Júlio e João Campos foram maravilhosos, cumpriram a palavra. Estamos muito felizes, sempre acreditamos que isso aconteceria. Hoje é um dia de muita gratidão para todos nós”, disse ela.
Com a construção do Habitacional Padre José Edwaldo Gomes – com 192 apartamentos – na Rua Lemos Torres, em Casa Forte, a capela localizada naquele terreno precisou ser removida. Um dos termos de compromisso acordado com as famílias da área, à época, foi a reconstrução da capela em um outro espaço. Dessa forma, a obra, que teve início em janeiro de 2022, foi executada, e a nova capela, erguida no final da rua Flor de Santana com rua Samuel Lins, no bairro de Casa Forte, para atender as famílias que já frequentavam o local.