Em discurso proferido nesta segunda-feira (03.06) na cerimônia de entrega de 101 ônibus escolares pelo Governo do Estado a 74 municípios, o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto (PSDB), ressaltou a importância da ação, principalmente por se constituir num auxílio imprescindível às prefeituras.
“Nós, que fazemos política no interior, sabemos das dificuldades que passam as prefeituras”, disse, se referindo à oferta de transporte para estudantes, principalmente os que residem em áreas rurais.
“Este ato é muito importante para as prefeituras, para os municípios e para os estudantes, principalmente os da Zona Rural, que vão ter agora, além de conforto, mais segurança”, frisou.
Em entrevista após a solenidade, Porto reiterou que a presença de ônibus com tração 4×4, com os entregues hoje, são fundamentais para assegurar o transporte de alunos, principalmente, em municípios com áreas rurais extensas, às vezes, de difícil acesso.
Os ônibus fazem parte do programa Juntos Pela Educação e foram adquiridos pelo Estado com recursos próprios. A cerimônia de entrega foi comandada pela governadora Raquel Lyra (PSDB) e pela vice-governadora Priscila Krause (Cidadania) em frente ao Palácio do Campo das Princesas. Os veículos tem 28 assentos e elevador de acesso para Pessoas com Deficiência.
Dirigindo-se à governadora Raquel Lyra, Porto afirmou que todos ali estavam gratos a ela e ao Governo. “A gente sabe que nem todos os municípios foram ainda contemplados, mas uma nova leva de ônibus vai chegar e todos serão contemplados”, destacou, acrescentando que estavam de parabéns a governadora, os prefeitos e principalmente os estudantes que passam a contar com mais um transporte para ir à escola e voltar pra casa com segurança.
Durante o evento, Álvaro Porto esteve acompanhado da esposa, prefeita de Canhotinho, Sandra Paes (PSDB), que foi umas das primeiras gestoras a receber as chaves dos ônibus destinados ao município – no caso, dois veículos. Da base eleitoral de Porto, receberam ônibus também as prefeituras de Quipapá (dois) e Sanharó (um), entre outras.
Fotos: Carlos Eduardo