Camaragibe é a primeira cidade de Pernambuco a implantar anticoncepcional intradérmico, de forma gratuita, nas munícipes. A ação da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, vai começar privilegiando moradoras de rua e mulheres com transtornos mentais, inclusive, atendidas nos centros de assistência psicossocial, conhecidos como Caps. A prefeita Doutora Nadegi comandou a apresentação do novo método, promovida para os médicos e enfermeiros da prefeitura na manhã desta segunda-feira (17).
A implantação será realizada na Maternidade Amiga da Família, por meio de demanda viabilizada pela rede municipal de saúde nas unidades básicas. A atualização do protocolo de Planejamento Familiar se dá pela disponibilidade do método que é mais eficaz, com risco de falhas menor do que a cirurgia de laqueadura; cerca de 0,05%. O dispositivo contraceptivo reversível tem durabilidade de três anos, de acordo com as condições clínicas de cada paciente, e não é necessário de retorno ao profissional após colocação.
“É importante que, antes de tudo, as mulheres realizem o passo a passo natural do planejamento familiar. A decisão pelo método deve atender requisitos estabelecidos; lembrando que já disponibilizamos outros mecanismos contraceptivos na rede municipal de saúde. Largamos na frente em Pernambuco com a viabilização desta nova oferta; atuando de forma séria, responsável e atenciosa. Nossos médicos e demais profissionais serão capacitados para discutir e ampliar o conhecimento acerca da nova possibilidade para as munícipes”, pontuou a Doutora Nadegi.
Foto: Victor Patrício