Governadora Raquel Lyra recebe nova cônsul-geral dos Estados Unidos no Recife, consolidando as relações entre Pernambuco e o país americano

A governadora Raquel Lyra recebeu, nesta quinta-feira (03), no Palácio do Campo das Princesas, a nova cônsul-geral dos Estados Unidos no Recife. O encontro, que aconteceu dez dias após a chegada de May Baptista, teve como objetivo estreitar as relações institucionais, comerciais e culturais entre Pernambuco e o país americano, além da troca de experiências e protocolos relacionados à segurança pública.

Em abril deste ano, o Governo de Pernambuco firmou um Memorando de Entendimento com a embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Elizabeth Frawley Bagley. A iniciativa consolidou a intenção de expandir parcerias em diversas áreas, como educação, saúde, meio ambiente, mudanças climáticas, ciência e tecnologia, migração, comércio e investimento, agricultura e turismo.

“As relações internacionais são um marco na ampliação da cooperação internacional e na atração de investimentos para Pernambuco. Desde o começo do governo temos nos reunido com as maiores economias do mundo, buscando acordos de cooperação. A exemplo, teremos a retomada e consolidação da plataforma Ganhe o Mundo. Em breve, queremos enviar nossos professores e alunos para os Estados Unidos e outros países para que possam aprender uma nova cultura e idioma, permitindo que eles enxerguem o mundo de uma maneira diferente, ajudando Pernambuco no seu retorno”, destacou Raquel Lyra

Os destaques do encontro foram temas como energias renováveis, cooperação na segurança pública, desenvolvimento econômico para projetos futuros do Porto de Suape e educação, com a retomada do Programa Ganhe o Mundo. A cônsul-geral sinalizou o interesse em discutir essas e outras parcerias em diversas áreas. “Temos bastante prioridades para trabalhar juntos em temas que precisamos aprofundar”, ressaltou May Baptista.

NOVA CÔNSUL – Nascida no Havaí e criada na Califórnia, May Baptista se formou com mestrado científico em Estratégia de Recursos e Segurança Nacional pela Escola Dwight D. Eisenhower, da National Defense University; atuou como presidente do comitê da Escola Eisenhower de Mulheres na Segurança Nacional (WINS-ES); tem mestrado em Relações Internacionais pela University of California, San Diego; e bacharelado em Relações Internacionais e Economia pela California State University, Long Beach.

Também participaram do encontro os secretários estaduais Fernando Holanda (Assessoria Especial), Ivaneide Dantas (Educação e Esportes) e Mariana Melo (Mulher); o cônsul de assuntos Econômicos e Políticos, John O´Brien; o cônsul de Diplomacia Pública, Jeff Lodermeier.

Fotos: Miva Filho/Secom

Compartilhar no WhatsApp
“Publicidade