Defensor da inclusão e acessibilidade, o deputado federal Guilherme Uchoa Jr participou hoje de sessão solene na Câmara dos Deputados, em celebração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado no dia 21 de setembro.
Instituído pela lei federal no 11.133, de 14 de julho de 2005, o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é uma data para celebrar a estruturação de mobilizações pela inclusão social das pessoas com deficiência.
O dia 21 de setembro reconhece e reafirma a luta de movimentos sociais pela inclusão, cujo marco maior foi inserir os direitos da pessoa com deficiência na Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948.
O deputado Guilherme Uchoa, que no dia de hoje também presidiu a sessão da Comissão do direito das pessoas com deficiência, que teve como pauta as doenças raras falou que “é indispensável que tenhamos discussões contínuas sobre o tema, a fim de continuarmos avançando nas políticas públicas, criando mais dispositivos de acessibilidade e pesquisas em nossa sociedade, por isso, é importante construir um diálogo público e a mobilização social para todos a fim de garantir o acesso e a permanência das pessoas com deficiência em todos os espaços”.
As condições dadas atualmente são, ainda, muito escassas tendo em vista a discriminação a qual esses indivíduos se sujeitam. É preciso acabar com o capacitismo.
enraizado na sociedade e dar espaço para falar a respeito e ouvir aqueles que mais sofrem com a violência social.