Caruaru foi palco neste final de semana de um dos maiores eventos de Hip Hop do nordeste, o “Mc Street Battle”, que neste ano teve uma programação dividida entre a alameda do pátio de eventos e o Armazém da Criatividade, Hub de inovação do Porto Digital em Caruaru. O evento que tem como organização a equipe do Coletivo MCStreet, que é voltada a Cultura do Breaking, Popping, Grafite, MC´s, DJ, Skate e artistas independentes. Pela primeira vez em sua história a SUDENE (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste), desenvolveu uma parceria de apoio e incentivo ao movimento, visando a inclusão social.
O Assessor Executivo da autarquia, Raffiê Dellon, representou a instituição e falou da importância do desenvolvimento social na cidade: “Pra mim, de modo muito claro, só vale a pena fazer gestão se for pensando em quem nunca é pensado. Assim que levamos o projeto ao Superintendente Danilo Cabral, e ao Diretor, Heitor Freire, foi automático a devolutiva positiva, por entenderem e priorizarem levar o trabalho da Sudene onde poucos ou ninguém chegam. Mais Hip Hop é menos drogas, mais breaking é menos ociosidade, mais grafite é menos criminalidade. A Sudene está cumprindo um papel histórico e cultural de desenvolvimento no interior de Pernambuco”. Comentou.
Ainda de acordo com Raffiê, são inúmeros os talentos que existem nas periferias de Caruaru e nos rincões do nordeste que são desperdiçados por falta de oportunidades: “A geração nem-nem, que nem trabalha e nem estuda é algo que representa mais de 7 milhões de jovens, 60% são mulheres, a maioria com filhos pequenos, 66% pretos e pardos. É preciso olhar os invisíveis, e é esse o papel que a Sudene já está comprovando em Caruaru. Foi apenas uma página de inúmeros projetos que irão ser realizados e que já estão sendo elaborados, verticalizando a atuação para os interiores”. Finalizou.