Alcides Cardoso aponta que gestão João Campos ainda não recebeu 52% dos kits escolares para os alunos após quase um mês do início das aulas

Líder da oposição na Câmara do Recife, o vereador Alcides Cardoso (PSDB) apontou, em discurso na reunião ordinária desta terça-feira (27), que a Prefeitura do Recife ainda não recebeu no almoxarifado da Secretaria de Educação nem metade dos 121.791 mil kits escolares comprados para o ano letivo de 2024 depois de quase um mês do começo das aulas da rede municipal de ensino. Segundo o parlamentar, ainda não foram entregues 52% dos materiais escolares no estoque da pasta de Educação e alunos das creches e pré-escolas e do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental estão tendo aulas sem os kits.

“Desde que apontei, no último dia 6, que apenas 4% dos 121.791 mil kits escolares comprados pela gestão do prefeito João Campos para o ano letivo de 2024 haviam chegado no almoxarifado da Secretaria de Educação, o cenário para os alunos não mudou muito não. Apesar da Prefeitura ter dito que o cronograma de entrega seguiria ao longo deste mês de fevereiro e iria contemplar todas as 389 unidades de ensino, não é o que está ocorrendo com base nas informações que tenho do estoque da pasta de Educação. Faltam chegar 64.365 kits dos 121.791 comprados. Ou seja, está muito longe de serem distribuídos todos os materiais e a má gestão do PSB segue prejudicando os alunos da rede municipal”, disse Alcides Cardoso.

De acordo com as informações do líder da oposição, não foram entregues pela empresa fornecedora absolutamente nada dos kits escolares para os alunos das creches, berçários, grupos I, II, III, IV e V, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, Travessia, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Projovem e 23% dos materiais dos estudantes do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental.

Com base no acompanhamento de Alcides Cardoso, falta a empresa contratada entregar tudo dos Kits Módulos 1, 2, 6, 7 e 8. Do Kit Módulo 5 – 4º e 5º ano do Ensino Fundamental (9 e 10 anos), 77% chegaram. Apenas o Kit Módulo 4 – 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental (6 a 8 anos) chegou na sua totalidade ao estoque da secretaria, com 37.201 unidades.

“Toda a parte de creche e pré-escola sequer possui kits em estoque. A maior preocupação é que ainda depois de chegar, o material precisa ser conferido, organizado e tem todo o trabalho de logística para que chegue nas unidades. Quando todos os estudantes da rede municipal de ensino terão acesso a esse kit? Inclusive, o secretário de Educação, Fred Amâncio, deveria vir a esta Casa e apresentar o cronograma de entrega dos kits escolares”, disse o oposicionista.

Foto: Phillipe Jonathan/Divulgação

Compartilhar no WhatsApp
“Publicidade