A duplicação da BR-407, em Petrolina, no sertão de Pernambuco, é uma das maiores obras de infraestrutura e mobilidade do Nordeste e iniciou mais uma importante etapa. Começaram as obras de implantação de um viaduto para melhorar a mobilidade entre vários bairros. A estrutura está em montagem com a instalação das vigas premoldadas. Nesta sexta-feira (16), o prefeito Simão Durando e o deputado Fernando Filho visitaram a obra, juntamente com o gerente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Anderson Nunes. O viaduto tem previsão de entrega em setembro.
Na vistoria, o gestor e o parlamentar conversaram com a equipe técnica sobre o cronograma e o planejamento das obras. Atualmente, a obra de duplicação da BR-407 encontra-se com 15% de execução. O projeto arquitetônico de mobilidade segue com atividades de drenagem e execução de terraplanagem.
A obra é fundamental por ser um eixo de ligação entre os estados do Piauí, Bahia e Pernambuco. A duplicação da rodovia contemplará, quando estiver, concluída 11 km de extensão por meio de um investimento de R$ 122 milhões em parceria do Governo Federal com a Prefeitura de Petrolina. O projeto estruturante prevê a duplicação das pistas desde a descida do viaduto dos Barranqueiros, que dá acesso à ponte Presidente Dutra, seguindo até 2 km após a estátua do Burrinho. Ainda será feita a requalificação da rotatória do Posto Asa Branca e a construção das vias marginais.
“Essa é uma obra pela qual batalhamos muito com nossa força política, com Fernandinho, com o ex-senador Fernando Bezerra. Toda semana acompanho andamento e percebemos um avanço significativo. Essa é a maior de mobilidade urbana da história de Petrolina. Isso é melhoria para a infraestutura, para o trânsito, para trazer desenvolvimento, empregos, portanto, é algo que envolve muitos benefícios para nossa cidade e que só teremos a dimensão real no futuro. Seguimos empenhados e trazer mais obras, mais oportunidades porque Petrolina é a cidade que mais cresce em Pernambuco, uma referência no Nordeste e temos que garantir que todo esse desenvolvimento ocorra com planejamento e organização”, destacou o prefeito Simão Durando.
Foto: Erlan Alexandre/ Devid Menezes