Garanhuns inaugura 1º Caps Infantojuvenil do Agreste pernambucano

Equipamento especializado no atendimento de saúde mental de crianças e adolescentes iniciou o acolhimento nesta terça-feira (2)

O novo Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Capsi) José Inaudo Gomes foi inaugurado pela Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Saúde, e já iniciou, nesta terça-feira (2), o atendimento de crianças e adolescentes que apresentem quadro de sofrimento ou adoecimento psíquico. Este é o primeiro equipamento Caps Infantojuvenil da região Agreste de Pernambuco.

A solenidade de entrega, realizada na noite de segunda-feira (1), teve a presença do prefeito Sivaldo Albino, da secretária de Saúde, Catarina Tenório e de autoridades e cidadãos. O prefeito destacou a importância do equipamento na vida das crianças e jovens da cidade. “Fazer uma entrega como essa toca o nosso coração. Podemos dizer que o acompanhamento oferecido aqui vai ajudar a salvar vidas”. 

A secretária Catarina Tenório também expressou alegria pela conquista ao mencionar a trajetória até a implantação do Capsi. “Este é um sonho que foi sonhado junto e se tornou realidade. Abrimos as portas para a população para dar o direito às crianças e adolescentes que sempre foram invisibilizadas. Não medimos esforços: só de folha de pagamento, serão R$ 100 mil mensais custeados com recursos próprios até conseguirmos a habilitação junto ao Ministério da Saúde”.

Além dos gestores, a solenidade contou com a presença de referências na área de saúde mental. A coordenadora de Saúde Mental do município, Geane Melo, disse: “Esse espaço é um símbolo de luta antimanicomial. Que esse Caps Infantil seja um espaço de vida e de ressignificação das dores daqueles que sofrem”. Presidente da Associação Autismo em Foco, Renata Amorim também comemorou a implantação do Capsi. “Os nossos filhos já não estão mais fora da sociedade. Diante de um serviço como esse, crianças terão a oportunidade de ter um diagnóstico precoce, o que faz toda a diferença em suas vidas”.

Emocionado, o professor Itamar Lages, coordenador das residências da Universidade de Pernambuco e membro do Conselho Nacional de Direitos Humanos, acrescentou: “Posso dizer, em nome da minha equipe de residentes de Saúde da Família do Campo, que um grupo expressivo de beneficiários serão as crianças e os adolescentes dos quilombos”.

O equipamento é o 38º entregue pela gestão municipal, contando com mais de R$ 700 mil em investimentos próprios e do Governo Federal. A denominação do Capsi homenageia o médico pediatra José Inaudo Gomes, falecido em 2020. Além da iniciativa do Governo Municipal, o Poder Legislativo elaborou requerimento para implantação do equipamento, por meio do vereador Juca Viana.

A unidade é um serviço que contempla crianças e adolescentes residentes em Garanhuns, funcionando na modalidade porta aberta — ou seja, não é necessário encaminhamento de outras unidades de saúde do município. O Capsi está localizado na avenida Gonçalves Maia, nº 398, no bairro Heliópolis, e funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h.

A equipe multidisciplinar inclui psiquiatras, enfermeiros, assistentes sociais, farmacêuticos, terapeuta ocupacional, psicólogo, técnico de enfermagem, artesão, profissional de educação física, cozinheiro, auxiliar de serviços gerais e assistente de fiscalização. Para receber os pacientes, a unidade conta com estrutura com acessibilidade e espaços como sala de atividades coletivas para adolescentes, sala de grupo infantil, sala de atendimento individual, playground, entre outros.


Fotos: Hilton Marques e Sérgio Neves (PMG)

Compartilhar no WhatsApp
“Publicidade