Diante do trágico episódio de violência ocorrido na Hospital da Restauração, maior hospital de Pernambuco, o vereador Marco Aurélio (PV) destacou sua preocupação com a segurança pública no Estado e, especialmente, no Recife, em discurso no plenário da Câmara Municipal. O parlamentar citou números alarmantes divulgados pela Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS), evidenciando um aumento significativo nos casos de homicídios nos primeiros três meses do ano.
“Se não bastasse a violência nas ruas, vimos hoje um retrato da insegurança nas dependências do maior hospital do Estado que culminou na morte de um agende de segurança. Os números oficiais da violência em Pernambuco são alarmantes e revelam a falta de políticas públicas efetivas. O Programa “Juntos pela Segurança” ainda não mostrou resultados consistentes. Precisamos de medidas eficazes para garantir a proteção dos cidadãos e do profissionais de segurança”, disse o vereador Marco Aurélio Filho.
Segundo os dados divulgados pela SDS, Pernambuco registrou 989 casos de homicídios nos três primeiros meses do ano, representando um aumento de 9.1% em comparação com o mesmo período do ano anterior. No entanto, foi a situação na capital, Recife, que mais chamou a atenção de Marco Aurélio Filho. Em março, a cidade registrou 80 assassinatos, um aumento de quase 74% em relação ao mesmo período do ano anterior, marcando o pior resultado dos últimos sete anos em termos de segurança pública.
O vereador que preside a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara destacou ainda que o Recife tem feito sua parte, mas o governo de Pernambuco precisa agir rápido.
“O prefeito João Campos tem investido na infraestrutura da cidade com reforço da iluminação pública para garantir um ambiente seguro. O Programa Ilumina Recife é um sucesso e está colocando lâmpadas de led em diversas comunidades. A nossa Guarda Municipal também tem sido uma parceira nas ações preventivas, além da Rede Compaz que é uma fábrica de cidadania. Inclusive apresentamos essas sugestões no Plano de Segurança ao Município no início do nosso mandato, mas o papel da segurança ostensiva é do governo de Pernambuco que precisa agir rápido”, ressaltou o vereador Marco Aurélio Filho.