Diante do processo de transição energética, que vivemos em potencial, é necessário discutir estratégias e políticas que assegurem a qualificação dos trabalhadores para os desafios e oportunidades decorrentes dessa transformação. A capacitação de mão de obra para a transição energética foi tema de audiência pública, ontem, na Comissão de Trabalho, em parceria com a Comissão Especial de Transição Energética e Produção de Hidrogênio Verde.
O líder do PSB na Câmara, Gervásio Maia, e o deputado Pedro Campos foram os autores do requerimento que solicitou a reunião.
O debate contou com a participação de representantes dos ministérios do Trabalho e de Minas e Energia, da Petrobras, do movimento sindical e da sociedade civil.
Guilherme Uchoa conduziu a audiência, apresentando as propostas e projetos dos convidados e afirmou que esse é um debate importante para pensar em ações conjuntas que garantam uma transição justa.
A transição energética não apenas redefine a matriz de produção de energia, mas também demanda uma mão de obra qualificada e adaptável às novas exigências do setor.Nesse contexto, a audiência visou destacar a importância de se investir em programas abrangentes de formação e capacitação, alinhados com as demandas específicas da transição para fontes limpas e sustentáveis de energia.