Estratégia de Lula visa manter Centrão aliado em 2026

Governo articula apoio regional e ampla base para fortalecer campanha presidencial de 2026

Com as articulações para as presidências da Câmara e Senado resolvidas, aliados de Lula começam a definir uma nova estratégia política para 2026. A ideia é construir uma aliança ampla e caminhar ao centro, a fim de garantir uma base sólida e diversificada de apoio ao presidente na próxima campanha presidencial.

Esse movimento inclui, já na reforma ministerial em curso, o início de negociações regionais para consolidar alianças em várias partes do país. O plano é que partidos da base governista se comprometam a apoiar Lula em algumas das 27 unidades federativas, mesmo que, em algumas delas, também apoiem adversários em nível regional.

Essa estratégia permite que o Centrão esteja com Lula sem exigir um compromisso total, viabilizando uma relação de apoio mais flexível. Dessa forma, partidos de centro podem integrar a base governista, contribuindo para ampliar a sustentação do governo.

O objetivo final é fortalecer a bancada governista no Senado. Em alguns estados, o PT apoiará candidatos competitivos que estejam em outros partidos, desde que mantenham compromisso com os interesses do governo.

Compartilhar no WhatsApp
“Publicidade