Coluna FocoPolítico desta terça-feira
No último domingo (29), a bancada do partido Progressistas anunciou o apoio à candidatura de Álvaro Porto (PSDB) para presidência da Assembleia Legislativa de Pernambuco. Com o apoio do PP, Porto não só garantiu a unidade entre os pares, como também evitou um bate chapa durante a eleição da mesa.
A chegada da federação entre PT, PV, PCdoB e PSOL e do PP consolidou a candidatura do deputado Álvaro Porto, que chega às vésperas da eleição sem nenhuma oposição e praticamente eleito. O novo presidente deverá apenas aguardar as formalidades que acontecerão na próxima quarta-feira (01/02) para assumir o comando da Alepe.
O Progressista que possui a segunda maior bancada da Assembleia Legislativa e conta com 8 deputados parece ter chegado a um consenso pela pacificação da eleição e decidiu retirar a candidatura de Antônio Moraes (PP) em favor do candidato tucano, que agora conta com o apoio de todos os partidos.
O segundo cargo mais cortejado da casa é a primeira-secretaria, que deve ficar sob o comando do deputado Gustavo Gouveia (SD), que também parece contar com o voto da maioria dos colegas parlamentares.
Nos bastidores, deputados estaduais teriam batido o martelo em torno de um acordo que deverá eleger ao menos um representante de cada partido para ocupar cadeira na mesa diretora da casa.