Coluna FocoPolítico desta terça-feira
Em 2022, muitos não acreditavam e apostaram que à candidatura de Eduardo da Fonte (PP) e Lula da Fonte(PP) para o mesmo cargo de deputado federal seria apenas um “blefe”. Com o passar do tempo, o deputado federal e presidente estadual do Progressistas, Dudu da Fonte, como é conhecido no meio político mostrou que não estava para brincadeira e sua articulação elegeu pai e filho para a câmara federal. Como se não bastasse a ousadia, ainda viabilizou a ampliação da legenda no estado, que passou de dois para quatro deputados federais e oito estaduais eleitos.
Enquanto alguns presidentes de partido não conseguiram sequer viabilizar sua própria eleição e esbarraram na dificuldade para montar uma chapinha sem as extintas coligações, o Progressistas parece ter caminhado no sentido contrário e deu uma verdadeira aula na montagem da sua chapa.
Mas o sucesso da legenda não parece ser uma questão de sorte, talvez seja apenas o resultado de um trabalho persistente e permanente. Com pouco mais de um mês do início de 2023, chama a atenção o trabalho incansável dos deputados federais recém empossados, Dudu da Fonte e Lula da Fonte, que anunciaram a filiação da prefeita de Camutanga, Talita Fonseca ao Partido Progressistas. Largando mais uma vez na frente, pai e filho conquistam grande força política da zona da mata e parecem está preparando o terreno para as eleições do próximo ano. Debruçados no trabalho e dividindo o tempo entre o legislativo e as articulações políticas, é muito provável que o partido chegue ainda maior em 2024.