Coluna FocoPolítico desta segunda-feira
Após abrir as portas para as negociações com políticos e partidos, o grupo dos “Ferreiras” embarcou de vez no governo Raquel Lyra. A aliança entre PSDB e PL vem a público após a indicação do ex-superintendente do Metrorec, Carlos Ferreira, para a Presidência do Detran, e do ex-secretário de Turismo de Jaboatão dos Guararapes, André Trajano, que assumirá uma importante diretoria no órgão.
Apesar de não ter declarado voto em Raquel durante as eleições, as indicações feitas pelo grupo do ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, deve colocar o PL nas primeiras fileiras junto com outros partidos que integram a tropa de choque do governo.
Nos bastidores, aliados da própria governadora parecem não ter reagido bem ao superdimensionamento ofertado ao PL, que recebeu recentemente nada menos que o comando do DETRAN-PE para integrar a base do governo. A grande questão, é que na avaliação de alguns deputados que compõem a base do governo, o ex-prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira, já teria emplacado a Secretária de Educação, Ivaneide Dantas, e seria o único partido fora da aliança entre PSDB e Cidadania com nome no primeiro escalão.
Apesar do descontentamento de alguns políticos, o movimento da governadora é visto como mais um aceno positivo a classe política, que estava completamente de fora do novo governo.
SEM UNIDADE — Apesar de embarcar de vez no governo Raquel Lyra, Anderson Ferreira parece não ter conversado com os deputados do PL sobre a aliança e o deputado Coronel Alberto Feitosa deve ser o primeira a abrir dissidência dentro da legenda e não deve integrar a base.
PEGOU MAL — Após o deputado estadual Joel da Harpa (PL) gravar um vídeo sugerindo que diretores de presídios levem os presos para um banho na praia de Piedade, local com maior incidência de ataques de tubarões. O vídeo acabou repercutindo negativamente e gerou um avalanche de críticas sobre o posicionamento do parlamentar.
OPOSIÇÃO — Através das redes sociais, a ex-deputada federal Marília Arraes, criticou bastante a governadora Raquel Lyra por entregar a Secretaria de Educação e o Detran a nomes bolsonaristas ligados ao PL, partido do do ex-presidente Bolsonaro.