PP e partidos do centrão são maioria na comitiva de Lula em viagem à China

Coluna FocoPolítico desta sexta-feira

Com o intuito de ampliar a capacidade de diálogo do governo entre parlamentares do centrão, especialmente o bloco composto pelo PP, o presidente Lula (PT) parece investir na aproximação com os deputados e aumentou número de parlamentares convidados para viagem à China. Os partidos Republicanos, MDB e Patriota também constam na relação, mas o Partido Progressistas lidera a lista com 6 deputados, seguido pelo próprio partido do presidente, o PT, que aparece com 4 nomes.

Entre os seis progressistas convidados, estão dois pernambucanos, o deputado e presidente estadual do PP, Eduardo da Fonte, e o seu filho, o também deputado federal Lula da Fonte (PP), ambos ligados ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP).

A bancada pernambucana ainda deve contar com outros cinco deputados, entre eles: Iza Arruda (MDB), Túlio Gadelha (Rede), Pedro Campos (PSB), Maria Arraes (Solidariedade) e Renildo Calheiros (PCdoB).

A comitiva brasileira deve embarcar na próxima terça-feira (11), uma vez que o encontro com o presidente chinês, Xi Jinping, esta marcado para o dia 14 de abril. No dia seguinte, o presidente Lula e a comitiva deverá seguir para os Emirados Árabes, onde irão se reunir com fundos soberanos para investimento na infraestrutura brasileira. O retorno ao Brasil está previsto para o dia 16 de abril.

Nos bastidores, o governo trabalha a aproximação com parlamentares para evitar possíveis barreiras no “novo arcabouço fiscal”, proposta do ministério da Fazenda para substituir o teto de gastos e que deve ser colocado em pauta pelo presidente da Câmara, Arthur Lira. O relator da proposta também deve ser um nome do PP.

COMPESA VIRA ALVO — Depois do prefeito do Recife, o prefeito de Petrolina, Simão Durando, também teceu duras críticas a Compesa e cobrou providências para o descaso e a falta de manutenção.

RETROCESSO — O deputado federal Mendonça Filho (UB) lamentou os decretos de Lula que alteram a regulamentação do Novo Marco do Saneamento Básico. O parlamentar considerou um retrocesso.

ARARIPINA — Sem um sucessor natural, o atual prefeito de Araripina, Raimundo Pimentel, sofreu com o desgaste da operação da PF na sede da prefeitura e a ação do TCE, que pode ter prejudicado os planos do gestor para 2024.

FELIZ PÁSCOA — Desejamos aos nossos leitores um páscoa repleta de união e alegria, para seguirmos com força e muito esperança.

Compartilhar no WhatsApp
“Publicidade