O papel do PP, partido que se tornou o principal aliado do governo Raquel Lyra

Coluna FocoPolítico desta segunda-feira

O Partido Progressistas tem desempenhado um papel significativo na política de Pernambuco, demonstrando fidelidade à governadora Raquel Lyra (PSDB) desde o segundo turno das eleições de 2022. Com o apoio do presidente estadual do PP, o deputado federal Eduardo da Fonte, a governadora ampliou significativamente as bases eleitorais no estado. Em Araripina, contou com o grupo da então deputada estadual Roberta Arraes (PP) e passou de 908 votos no primeiro turno, para 19.873 votos no segundo.

Em Floresta, o deputado Kaio Maniçoba (PP) e a prefeita Rorró Maniçoba também garantiram uma votação expressiva no segundo turno, com 7.829 votos. Na cidade de Santa Cruz do Capibaribe, o prefeito Fábio Aragão (PP) apoiou Raquel Lyra e garantiu 36.980 votos.

Embora as ações do governo não tenham correspondido às expectativas da classe política, o PP tem garantido sustentabilidade no legislativo estadual, demonstrando lealdade nas votações em apoio ao governo. Em nenhum momento, o partido se opôs às decisões da governadora e apesar de algumas divergências, como a postulação de Kaio Maniçoba para o TCE, o PP soube responder ao chamado e retirou a candidatura.

Enquanto o presidente da ALEPE, Álvaro Porto (PSDB), do próprio partido da governadora, optou pelo confronto e manteve a candidatura de Rodrigo Novaes (PSB), o Progressistas assegurou os 9 votos ao candidato do Palácio, Joaquim Lira (PV). O PP contribuiu com 8 votos da legenda e recebeu um voto de um aliado próximo ao presidente da sigla.

Apesar dos esforços, Novaes foi eleito para o TCE a contragosto do governo com 30 votos, contra os 18 votos obtidos por Lira. Essa diferença ressalta as complexidades da política e a importância das alianças para obter resultados positivos. Enquanto isso, o Progressistas parece seguir desempenhando um papel relevante e mantendo a fidelidade do partido ao governo.

CONVENÇÃO DO PP — O presidente estadual do PP, Eduardo da Fonte convocou membros da legenda para a Convenção Estadual nesta segunda-feira. Na pauta, a eleição do diretório regional e a deliberação sobre as eleições de 2024.

BRONCA — Governo reverte posse do Centro de Referência do Idoso à prefeitura do Recife após identificar irregularidades. Prefeitura deve desocupar o local e devolvê-lo ao Estado, enquanto o TCE identificou prejuízo de R$ 12,2 milhões.

BEM AVALIADO — Na gestão do prefeito Vinícius Labanca, a cidade de São Lourenço da Mata subiu no ranking estadual e alcançou o 1º lugar na Região Metropolitana entre cidades de 100 mil habitantes.

ÁGUAS PASSADAS — O PL parece buscar o entendimento no Recife após diversas disputas na legenda. O partido poderá ter o ex-ministro do Turismo, Gilson Machado Neto disputando à prefeitura do Recife em 2024.

ATO DE POSSE — Diogo Moraes (PSB) tomará posse como deputado estadual nesta segunda-feira (29). Moraes assume a vaga deixada pelo ex-deputado e agora conselheiro do TCE, Rodrigo Novaes.

SEM SAÍDA — Sem solução diplomática para o impasse no Ministério do Meio Ambiente, o presidente Lula pode até decidir brigar com todo mundo, mas correrá o risco de acabar derrotado junto com Marina Silva.

Compartilhar no WhatsApp
“Publicidade