Coluna FocoPolítico desta sexta-feira
O todo poderoso do União Brasil, o deputado federal Luciano Bivar, busca a todo custo destituir Daniela Carneiro do cargo de ministra do Turismo e substituir a indicação do partido. O presidente nacional da legenda parece ter o aval do presidente Lula, mas afirma que a decisão está nas mãos do governo. A substituição por Celso Sabino, cotado para assumir o ministério, garantiria apoio as pautas do governo petista no Congresso.
Luciano Bivar não esconde de ninguém o desejo de indicar Celso Sabino (UB) para o Ministério do Turismo, mas reafirma que a mudança e a decisão é do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele também elogiou o deputado, afirmando que Sabino “goza de grande prestígio junto à bancada”.
Na Câmara, a expectativa é que o movimento possa ocorrer a partir da próxima terça-feira (13), já que depois da agenda em Pernambuco, o presidente passa o feriado descansando na Bahia.
Insatisfeito com a possível troca do ministério, o marido da atual ministra, Waguinho (Republicanos), está em Brasília e deverá se reunir com o presidente. Com três ministérios, o do Turismo, Integração Regional e Comunicações, o União Brasil parece não entregar o que prometeu e tem acendido um alerta em integrantes do governo. Apesar da insatisfação, apenas o Ministério do Turismo está em negociação.
Waldez Góes, ministro da Integração é considerado intocável, pelo fato de ser o aliado de Davi Alcolumbre (UB), responsável pela sabatina do advogado Cristiano Zanin, indicado para o STF. O ministro Juscelino Filho (UB), da Comunicações, também parece não correr nenhum risco.
Daniela é tida como ‘Persona non grata’, por mover uma ação contra o próprio partido e está distante da bancada do União Brasil.
NO PÁREO — O deputado Túlio Gadelha (Rede) estaria sendo incentivado por aliados próximos a governadora para disputar a prefeitura do Recife em 2024. Gadelha poderia dividir votos da esquerda contra o atual prefeito João Campos.
SEM ENTENDIMENTO — O desafio é encontrar o entendimento na federação PSOL-Rede, que vive uma disputa interna entre os nomes de Túlio Gadelha (Rede) e Dani Portela (PSOL) para disputar o Recife.
SEM ALARDE — A governadora nomeou o novo presidente da EPTI, Antônio Carlos Reinaux Gomes para comandar a empresa responsável pelo transporte intermunicipal em Pernambuco.
EM JABOATÃO — A deputada federal Clarissa Tércio (PP) e o deputado estadual, Júnior Tércio (PP) devem protagonizar a disputa em Jaboatão dos Guararapes, e colocar em risco à reeleição do atual prefeito Mano Medeiros (PL).
COMPAZ DO BRASIL — O deputado federal Pedro Campos (PSB) foi escalado para levantar a bandeira e tentar nacionalizar o Compaz, criado no Recife. Essa deverá ser a principal bandeira do parlamentar.
DECLARAÇÃO — O prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Fábio Aragão (PP) não poupou os elogios a governadora Raquel Lyra (PSDB). O gestor disse acreditar que ela será uma das melhores governantes da história do estado.