Com Lula cada vez mais próximo de Raquel Lyra, o PT não deve tirar oposição do papel

Coluna FocoPolítico desta terça-feira

Na contramão da decisão da direção estadual do PT, que decidiu integrar a oposição ao governo Raquel Lyra, os movimentos do presidente Lula dão sinais de que essa oposição não sairá do papel. No Palácio do Planalto, a governadora tem recebido um tratamento diferenciado e conquistado bastante recursos para o estado.

Interlocutores apontam que o presidente tem um carinho especial por Raquel Lyra e poucos aliados possuem esse trânsito dentro do palácio e dos ministérios. Os ministros que auxiliam o chefe do executivo parecem ter recebido a ordem para tratá-la como importante aliada, o que acabou consolidando a parceria.

Para retribuir os gestos a Lula, Raquel tem se mostrado uma exímia articuladora política e recentemente trouxe o PSD, partido que integra ao governo federal para a base do governo estadual. Esses movimentos tem tirado o sono dos socialistas no estado, que acharam que teria a exclusividade do presidente em Pernambuco e agora precisam aprender a dividir a atenção do líder petista com a sua principal adversária.

APOSTANDO ALTO — O deputado federal Eduardo da Fonte parece determinado em ampliar a influência do PP no estado e pelos seus últimos movimentos deverá dobrar o número de prefeitos nas eleições de 2024.

EMPOSSADO — Edson Vieira (UB) assume o mandato de deputado estadual e retorna a Assembleia Legislativa de Pernambuco com o aval do grupo liderado pelo ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho.

CAMINHO LIVRE — Com a maioria dos prefeitos abrindo mão da PEC do deputado José Patriota, o Pacote Fiscal de Raquel deverá ser aprovado nesta terça-feira (26) sem Emenda que previa Fundo para os municípios.

PARCERIA — O ministro Silvio Costa Filho defende a criação de um plano de segurança para Portos e Aeroportos no combate ao tráfico em conjunto com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.

CONSÓRCIO NORDESTE — Com participação de Raquel Lyra e do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, governadores do Nordeste firmam acordo com Banco Mundial para investimentos em energias renováveis.

Acompanhe em tempo real os fatos relevantes da política pelo Instagram do Foco Político.

Compartilhar no WhatsApp
“Publicidade