Daniel Coelho conquista apoios importantes para disputar a Prefeitura do Recife

Coluna FocoPolítico desta sexta-feira

Apesar de ainda não ter oficializado sua pré-candidatura à prefeitura do Recife, Daniel Coelho tem se movimentado nos bastidores políticos, buscando unir os partidos que compõem a base do governo. Recentemente, ele conquistou o apoio do partido Progressistas, liderado pelos deputados federais Eduardo e Lula da Fonte, que exercem forte influência no cenário político estadual. Com pelo menos 10 deputados alinhados ao grupo, o Progressistas é considerado a principal tropa de choque do governo na assembleia legislativa.

Nesta sexta-feira (5), está previsto o anúncio da filiação de Daniel ao PSD, liderado pelo ministro André de Paula, o que deverá oficializar sua pré-candidatura à prefeitura. Apesar do desafio político de enfrentar o atual prefeito João Campos, do PSB, que figura entre os prefeitos mais bem avaliados do país, Daniel Coelho conta com apoio irrestrito do Palácio e da governadora Raquel Lyra.

O prefeiturável deve contar com um bloco político amplo, formado pela federação PSDB/Cidadania, e pelos partidos PP, PSD, Podemos, PRD e PDT. No entanto, a participação do PDT ainda é uma incógnita, devido ao impasse entre o presidente estadual e o presidente nacional da legenda a respeito do posicionamento que o partido deverá adotar na capital pernambucana.

FILIAÇÃO — Como adiantamos, a filiação de Daniel Coelho ao PSD vai acontecer nesta sexta-feira (5) em solenidade ao lado da governadora Raquel Lyra, do ministro André de Paula e lideranças políticas estaduais.

AMPLIANDO — Nos bastidores, o PP teria indicado o atual diretor do Ceasa, Charles Gultiergue, para a presidência do DETRAN-PE. O PL deve perder o controle da autarquia pela falta de fidelidade ao governo na Alepe.

INTERINO — O presidente do TJPE, desembargador Ricardo Paes Barreto, vai assumir a Prefeitura do Recife a partir desta sexta-feira (5), às 12h30. O prefeito João Campos (PSB) viaja para os Estados Unidos.

VERDADEIRO MOTIVO — Devido a legislação eleitoral, se a vice-prefeita, Isabella de Roldão, ou o presidente da Câmara, Romerinho Jatobá, assumissem o cargo, não poderiam ser candidatos nas eleições deste ano.

MUDANÇA — Os vereadores licenciados Carlos Muniz e Rodrigo Coutinho, que ocupavam as secretarias de Política Urbana e Licenciamento, e de Esportes, deixam cargos para retomar mandatos na Câmara Municipal.

Acompanhe em tempo real os fatos relevantes da política pelo Instagram do Foco Político.

Compartilhar no WhatsApp
“Publicidade