O Projeto de Lei nº 3307/2022, de autoria do Deputado Estadual Gustavo Gouveia, propõe alteração no Estatuto da Pessoa com Câncer no Estado de Pernambuco, com o objetivo de incluir o incentivo a campanhas de doação de cabelos e perucas e a realização de cortes solidários para as pessoas com alopecia induzida por quimioterapia.
A alopecia é a perda de cabelo na cabeça ou parte do corpo e pode estar ligada a várias condições patológicas, ambientais ou decorrente do uso de medicamentos. Para as pessoas em tratamento do câncer, a perda do cabelo pode ser manifestada como efeito colateral do uso de quimioterápicos, e não raramente traz uma carga emocional aos pacientes envolvidos.
O PL busca a integração do dever do Estado de proporcionar o devido estímulo no que diz respeito a iniciativas que estimulem a doação de cabelos e perucas, ou até mesmo o corte solidário. Além de considerar o bem estar físico do paciente, inclui também o bem estar psicológico, e ajuda na autoestima, diminuindo as chances de abandono ao tratamento instituído, com isso o conceito de promoção da saúde é ampliado.
Dessa forma, com as ações propostas nesse Projeto de Lei, o paciente portador da alopecia induzida por quimioterapia terá seu bem estar físico e psicológico revigorados, dado que o incentivo às campanhas promoverão a sensibilização da população sobre a importância desses gestos solidários para a recuperação da autoestima dos pacientes em tratamento do câncer.